Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Juizado especial determina que Estado forneça terapia para criança com autismo no noroeste do PR

Por Jornalismo. Publicado em 29/10/2020 às 15:43.

Juizado especial determina que Estado forneça terapia para criança autista no noroeste do PR.// Transportadores paraguaios protestam na Ponte Internacional da Amizade. // PRF inicia Operação Finados na sexta com foco na fiscalização de embriaguez ao volante, ultrapassagens proibidas e controle de velocidade. ///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

Em Paraíso do Norte, no Noroeste paranaense, o Juizado Especial da Fazenda Pública determinou que o Estado do Paraná forneça gratuitamente um tipo específico de terapia a uma criança com transtorno de espectro autista. Os médicos responsáveis pela criança, diagnosticada com autismo de grau elevado, recomendaram o uso da terapia ocupacional ABA, considerada uma das mais eficazes no tratamento do autismo. Mas essa terapia não é fornecida pelo SUS e tem custo médio de R$ 5 mil mensais, inacessível para a família do paciente, um menino de sete anos. A recomendação médica foi feita após tentativas de tratamento com as terapias disponibilizadas pelo SUS, sem o efeito desejado e com risco de regressão comportamental e prejuízo ao desenvolvimento da criança. A decisão determinou o fornecimento do tratamento, sob pena de multa diária de R$ 500.

Pequenos transportadores paraguaios protestaram na Ponte Internacional da Amizade, em Cidade do Leste, no Paraguai, nesta quinta-feira, e bloquearam o trânsito por mais de uma hora. A manifestação foi realizada pelos chamados ‘paseros’, que cruzam a fronteira para comprar alimentos em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e revender no Paraguai. Os manifestantes protestaram contra a fiscalização da aduana paraguaia que, segundo eles, entende que esse tipo de compra é contrabando e apreende a mercadoria. O Ministério de Agricultura do Paraguai não permite a entrada de alimentos vindos do outro lado da fronteira. Com a manifestação, uma longa fila se formou em cima da ponte, em direção a Cidade do Leste, no Paraguai, no período da manhã.

A Polícia Rodoviária Federal dá início à zero hora de sexta à Operação Finados 2020 no Paraná. A operação tem duração de quatro dias. Nesse período, a PRF promove o monitoramento dos indicadores de crimes e acidentes. Entre os focos da fiscalização estão a embriaguez ao volante, as ultrapassagens proibidas e o controle de velocidade. O uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção para crianças, além do trânsito de motocicletas, também serão alvo de fiscalizações específicas. Os horários de maior movimento nas estradas devem se concentrar no final da tarde e início da noite de sexta-feira (30), na manhã de sábado (31) e durante a tarde e a noite de segunda (2).