Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Julho Amarelo alerta para prevenção e testagem das hepatites virais no Paraná

Por Redação. Publicado em 07/07/2025 às 13:00.

Julho Amarelo alerta para prevenção e testagem das hepatites virais no Paraná

Paraná Previdência alerta para prazo final do recadastramento de aposentados e pensionistas

As informações com Mauro Contti


A Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância da prevenção, testagem e conscientização sobre hepatites virais durante a campanha Julho Amarelo. Entre 2019 e 2025, o Paraná registrou mais de 13 mil casos de hepatites A, B e C, além de 608 mortes associadas. A doença é silenciosa, mas pode causar cirrose e câncer hepático.

A transmissão varia entre tipos: A e E estão ligadas à água e alimentos contaminados; B, C e D se espalham por contato com sangue e fluidos corporais. O SUS oferece vacinas para hepatites A e B, e tratamento para hepatite C. Em 2024, o Paraná ultrapassou as metas de cobertura vacinal, mas os índices de 2025 ainda estão abaixo do recomendado. A Sesa destaca a importância de manter o esquema vacinal atualizado e adotar medidas de prevenção.
////
A Paranaprevidência reforça o alerta para aposentados e pensionistas do Estado realizarem o recadastramento obrigatório de 2025. Dos mais de 116 mil beneficiários, cerca de 28 mil ainda não atualizaram seus dados. O prazo final depende do mês de nascimento, mas o recadastramento pode ser feito antecipadamente.

O processo é 100% digital, disponível pelo aplicativo ou pelo site da Paranaprevidência. Quem não regularizar a situação terá o pagamento suspenso até a atualização do cadastro. Pensionistas universitários devem seguir um calendário específico, com atualizações em abril e agosto. O procedimento tem como objetivo garantir a segurança e transparência na gestão dos benefícios.