Médica fala dos sinais que merecem alerta e sobre prevenção.
Por Fernanda Nardo
Julho Verde Escuro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer ginecológico, uma causa que busca alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção dessas doenças que afetam milhares de mulheres no Brasil e no estado do Paraná. O diálogo sobre a saúde da mulher deve ser constante e inclusivo, buscando romper tabus e garantir que todas tenham acesso a informações que possam salvar vidas. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de colo do útero é o terceiro tipo mais comum entre as mulheres no Brasil. Já o câncer de ovário, embora menos frequente, é considerado um dos mais letais, muitas vezes diagnosticado em estágios avançados. Por isso, a ginecologista, Aline Vieira, destaca a importância da conscientização sobre a doença.
SONORA
A especialista pontua que os tumores ginecológicos podem acometer mulheres de diferentes idades. Por isso, ela alerta sobre os sinais que merecem alerta.
SONORA
A campanha Julho Verde Escuro vem para fortalecer a conscientização e enfatizar a necessidade dos exames preventivos, como o Papanicolau, fundamentais para a detecção precoce dessas doenças. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de tratamento bem-sucedido e de cura.
SONORA
Ela destaca a importância da vacinação contra o HPV, uma das principais ferramentas para prevenção do câncer de colo de útero.
SONORA