
Paraná busca dar atendimento especializado aos idosos em delegacias para coibir e punir violência contra eles.
Por Marinna Prota
Nos cinco primeiros meses deste ano, o Disque Idoso Paraná recebeu um total de 886 denúncias de violência contra as pessoas idosas e fez 314 atendimentos de orientação e informações. Já no ano passado, foram 1.994 denúncias e 1.413 atendimentos de orientações e informações. Dados da Secretaria Estadual apontam que 72% dos casos de violência contra a população idosa são cometidos por familiares, sendo os filhos os principais agressores, seguidos por netos e cônjuges.
Além disso, 30% das violações ocorrem contra as pessoas com limitações físicas, cognitivas ou transtornos psicológicos, enquanto 67% são praticadas contra mulheres idosas. De acordo com o delegado e chefe do Núcleo de Direitos Humanos e Proteção a Vulneráveis, Claudio Marques, é preciso proporcionar um atendimento de qualidade e integrar a sociedade para o cuidado com a pessoa idosa, principalmente porque a população está envelhecendo rapidamente no país.
SONORA
As denúncias de casos de violência contra idosos podem ser feitas, de forma anônima, pelos telefones 197, da Polícia Civil e 181 do Disque-Denúncia geral. A campanha junho violeta tem o objetivo de conscientizar a população sobre os direitos dos idosos e as principais violências sofridas contra eles.