Justiça autoriza volta às aulas presenciais extracurriculares de escolas particulares de Maringá. // Guarapuava retoma medidas mais restritivas contra a Covid-19. // Linha Turismo de Curitiba volta a operar no final de semana.///
As informações com Anderson Luis.
Giro de Notícias Manhã COM TRILHA
Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA
Em decisão publicada na noite desta quinta-feira, a Justiça autorizou a volta às aulas presenciais extracurriculares em instituições privadas de Maringá, para alunos do ensino fundamental ao superior. A liminar da 2ª Vara da Fazenda Pública de Maringá atende ao pedido formulado pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Estado do Paraná. A resolução não autoriza a retomada das atividades curriculares presenciais, ou seja, as aulas normais, como aconteceu em Londrina. Por esse motivo, o Sinepe pretende recorrer. De acordo com a decisão, a retomada das atividades presenciais é facultativa, ficando a critério dos pais ou responsável o envio ou não dos filhos aos colégios. Além disso, atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico entre os alunos estão proibidas. Para o ensino Infantil, as atividades extracurriculares também foram liberadas por meio de liminar publicada no dia 27 de outubro.
Em um novo decreto, publicado nesta quinta-feira, a Prefeitura de Guarapuava, na região central do Paraná, estabeleceu novas regras para o funcionamento de bares e restaurantes e proibiu bailes e baladas. As novas restrições valem a partir desta sexta-feira e foram estabelecidas por causa da piora nos índices de contágio das últimas semanas. Em um decreto anterior, no final de setembro, o município havia relaxado algumas medidas restritivas. A abertura de casas noturnas e realização de eventos, por exemplo, estava permitida. O município determinou agora que bares e restaurantes, praças de alimentação em galerias e shopping e outros estabelecimentos do gênero alimentício só podem atender até meia-noite Nestes estabelecimentos, a capacidade máxima de lotação é de 50% do que comporta o local. No decreto desta quinta, a prefeitura manteve a permissão para a realização de casamentos, festas de aniversário e eventos similares, sob restrições.
A Linha Turismo, que ficou suspensa desde o início da pandemia, volta a operar a partir deste sábado, com saídas de meia em meia hora. Inicialmente, a linha volta a funcionar às sextas-feiras, sábados e domingos. Conforme a demanda, esse calendário poderá ser ampliado para outros dias da semana. A linha especial passa por 26 pontos turísticos da capital. Os ônibus da linha têm dois andares e comportam apenas passageiros sentados. O uso de máscara é obrigatório. Para embarcar, o passageiro adquire no próprio ônibus um cartão turismo individual, com pagamento em dinheiro de R$ 50. O ticket dá direito a embarque ilimitados na linha. O passeio percorre 45 quilômetros e dura cerca de três horas.