Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Justiça Eleitoral atende eleitores, no domingo, no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu

Por Jornalismo. Publicado em 04/10/2018 às 17:33.

No próximo domingo, dia das eleições, das oito da manhã às cinco da tarde, uma equipe da Justiça Eleitoral vai estar no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, para atendimento aos eleitores. O objetivo é oferecer ao turista, por exemplo, a opção de  justificar o voto. Haverá também urnas para os votos em trânsito e para eleitores que votam nas duas sessões. Também por conta das eleições, o Parque Nacional, vai alterar o horário de funcionamento. A atração vai abrir uma hora mais tarde, às 10 horas, e manter o horário de fechamento, às cinco da tarde. A mudança no horário de atendimento é para garantir o direito de votar dos funcionários do Parque. Todas as atividades, passeios e serviços oferecidos aos turistas serão mantidos normalmente.

 

O governo do Paraná anunciou medidas para combater os esquemas de corrupção revelados pela Operação Integração I e II. Entre os anúncios está a intervenção de militares em concessionárias de pedágios também investigados pela Lava Jato. Por decreto, a governadora Cida Borghetti, anunciou a intervenção administrativa nos contratos e nomeou militares para atuar e fiscalizar o funcionamento das empresas dentro de todas as concessionárias de pedágio do Estado. Segundo o governo, a medida de intervenção foi recomenda pela Controladoria Geral e a Procuradoria Geral do Estado após a análise dos fatos investigados e revelados pela Operação Lava Jato.

 

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, três em cada quatro, ou 75% dos eleitores, têm medo de serem influenciados por fake news. Entre os mais jovens, com até 34 anos, o receio sobe para 82%. No entanto, mais da metade dos eleitores têm o hábito de checar se as informações que recebem pelas redes sociais são verdadeiras.

Apesar da importância das redes sociais, a TV é o principal meio de informação sobre as propostas dos candidatos à presidência, somando 67% da preferência dos eleitores. A internet aparece em segundo lugar, com 40% da preferência, as matérias jornalísticas vêm em seguida com 34% e as conversas com parentes são citadas por 30%. Também segundo a pesquisa, o horário eleitoral gratuito em rádio e TV é acompanhado por 29% dos brasileiros. Para elaboração da pesquisa foram ouvidas 800 pessoas acima de 18 anos de todas as classes sociais nas 27 capitais brasileiras.