Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Justiça nega suspensão de prova do PSS, mas pede explicações ao secretário da Educação

Por Jornalismo. Publicado em 23/11/2020 às 16:21.

Justiça nega suspensão de prova do PSS, mas pede explicações ao secretário da Educação. // Com UTIs lotadas, hospitais particulares de Curitiba dizem que não podem mais receber pacientes graves. // Quase metade dos paranaenses que recebem 13º salário deve economizar esse recurso em 2020. ///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

O desembargador Nilson Mizuta negou o pedido de habeas corpus contra a realização da prova presencial no próximo dia 13 de dezembro, para seleção de professores temporários no Paraná. O pedido foi o segundo encaminhado a Justiça pelo deputado Requião Filho (MDB) para tentar impedir a realização de prova presencial. O magistrado, no entanto, notificou o secretário de Estado da Educação, Renato Feder, a prestar esclarecimentos sobre os motivos das mudanças e da complexidade da modalidade deste processo seletivo. O secretário terá que explicar ainda se tal medida foi previamente “coordenada com as autoridades sanitárias, considerando os fatores envolvidos e de saúde pública, com o intuito de proteger os candidatos do concurso contra a Covid-19”. A Secretaria de Estado da Educação confirmou hoje que o Processo Seletivo Simplificado (PSS), cujas inscrições se encerram nesta segunda-feira, às 18 horas, está mantido.

Com as alas de UTI e unidades de internação lotadas, os hospitais Nossa Senhora das Graças e Sugisawa, em Curitiba, emitiram comunicados no domingo informando que não podem mais receber pacientes graves. Por causa da lotação, o hospital Nossa Senhora das Graças decidiu suspender, a partir desta terça, as cirurgias eletivas. Outro hospital da cidade, o Marcelino Champagnat, também informou que chegou à lotação máxima nesta segunda-feira, e que casos leves serão redirecionados. De acordo com o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná (Sindipar), a ocupação geral das UTIs dos 20 hospitais de médio e grande porte de Curitiba estão com ocupação acima de 80% desde que a cidade passou a registrar nova alta de casos diários. Os hospitais da rede pública já estão com as cirurgias eletivas suspensas desde terça-feira passada.

Uma sondagem da Fecomércio Paraná mostrou que quase metade dos paranaenses que recebem 13º salário deve economizar esse recurso em 2020. Conforme o levantamento, 47,8% dos entrevistados revelaram que vão utilizar esse dinheiro para fazer uma reserva financeira ou investir. Esse percentual é o dobro do ano passado, quando 23,7% responderam que dariam esse destino ao 13º salário. O pagamento de dívidas aparece em segundo lugar na sondagem deste ano. Foi a resposta de 36% dos entrevistados. Em 2019, esta foi a primeira opção dos paranaenses. A sondagem da Fecomércio PR ainda aponta que 22,9% vão utilizar o 13º salário para a compra de presentes. Sobre viagens, 14% dos entrevistados indicaram que pretendem usar o dinheiro extra para esta finalidade.