Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Justiça proíbe Prefeitura de Londrina de punir servidores que se recusarem a receber vacina

Por Redação. Publicado em 10/11/2021 às 15:39.

Justiça proíbe Prefeitura de Londrina de punir servidores que se recusarem a receber vacina.//

TCU investiga diárias pagas a procuradores da Lava Jato//

Homem procura guarda municipal e pede para ser preso em Curitiba.///

As informações com Jomar Valença.


Giro de Notícias Tarde

Uma decisão liminar da Justiça proibiu que a Prefeitura de Londrina aplique punições para oito servidores municipais que não se vacinaram contra a Covid-19, contrariando o decreto municipal que tornou obrigatória a imunização para a categoria. Conforme decisão, a proibição ocorre pois os critérios adotados pela administração municipal “desrespeitam o direito fundamental ao trabalho”. Desde setembro, após a publicação do decreto, ficam dispensados da vacinação apenas os servidores que comprovarem impossibilidade de se imunizar por questões de saúde. Os demais precisam todos ser imunizados, sob punição máxima chegando à exoneração.

O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), identificou irregularidades no pagamento de diárias e passagens aéreas a procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba, e determinou a apuração do dano e identificação dos responsáveis. Os procuradores podem ser obrigados a devolver o dinheiro aos cofres públicos. Eles também podem ser multados e impedidos de assumir função na administração pública por até oito anos. A decisão é da última terça-feira (9). O processo foi aberto a pedido de parlamentares e do Ministério Público junto ao TCU. A apuração do dano e dos responsáveis será feita pela área técnica da Corte.//

Um homem pediu para ser preso para guardas municipais de plantão no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, na noite desta terça-feira. De maneira inusitada, ele se apresentou e pediu que os guardas verificassem no sistema de consulta policial se havia algum mandado de prisão contra ele. Foi constatado que havia um mandado pelo crime de desobediência à Polícia Militar no município de Piraquara, na Região Metropolitana. Segundo o guarda, o indivíduo aparentava estar sob efeito de bebida alcoólica e alterado emocionalmente. Ele foi conduzido à Delegacia de Vigilância e Capturas.