Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Justiça retoma processos em que Beto Richa é réu na Operação Quadro Negro

Por Jornalismo. Publicado em 18/12/2020 às 09:38.

Justiça autoriza retomada de dois processos em que Beto Richa é réu na Quadro Negro. // Curitiba prorroga restrições da bandeira laranja e libera comércio, mercados e outros serviços no domingo. // Embriaguez provocou 983 mortes no trânsito do Paraná em 2020.///

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

A Justiça autorizou a retomada de dois processos em que o ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) é réu na Operação Quadro Negro, que investiga desvios de mais de R$ 20 milhões em obras de escolas públicas. O juiz substituto Leandro Leite Carvalho Campos, da 9ª Vara Criminal de Curitiba, marcou as primeiras audiências nos processos para 9 de fevereiro de 2021, quando começam a ser ouvidas as testemunhas. Nessas ações, o ex-governador é acusado dos crimes de organização criminosa, obstrução de investigação de organização criminosa, corrupção passiva e prorrogação indevida de contrato de licitação. O ex-governador chegou a ficar preso por 17 dias no ano passado. Ele é acusado pelo Ministério Público do Paraná de ser o chefe da organização criminosa que desviou dinheiro de obras de escolas. O trâmite das ações estava suspenso para análise de competência. A defesa dos acusados defende que os processos sejam julgados na Justiça Eleitoral.

A Prefeitura de Curitiba prorrogou, nesta quinta-feira, as medidas previstas na bandeira laranja com nível médio de restrições para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. No mesmo decreto, o município liberou o funcionamento de mercados, shoppings, restaurantes e serviços não essenciais, neste domingo, com horários pré-determinados. A liberação para lojas e serviços neste domingo considera o aumento de movimento nas lojas antes do Natal e busca evitar aglomerações. A medida começa a valer nesta sexta-feira e tem validade de 22 dias.

O Departamento de Trânsito do Paraná lançou nesta quinta-feira a campanha “Não transforme bebida em arma” que reforça o alerta sobre os riscos da combinação álcool e direção, principalmente nessa época de festas de fim de ano e férias. O número de motoristas flagrados dirigindo sob influência de álcool no Paraná é alto. Mesmo em meio a restrições de circulação, de aglomerações e de vendas de bebidas alcoólicas, em 2020 mais de sete mil motoristas foram flagrados dirigindo alcoolizados no Paraná e pelo menos 983 pessoas morreram por embriaguez no trânsito.