Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Justiça suspende aumento nas tarifas de pedágio da Ecocataratas

Por Jornalismo. Publicado em 22/01/2021 às 15:36.

Justiça suspende aumento nas tarifas de pedágio da Ecocataratas.// Trabalhadores do transporte coletivo de Londrina fazem paralisação.// Paranavaí anuncia retorno das aulas presenciais das escolas municipais para o dia 8 de fevereiro.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

A Justiça suspendeu o aumento nas tarifas de pedágio nas cinco praças da Ecocataratas, na BR-277, entre Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, a Guarapuava, na região central do estado. A decisão atende a um pedido da Agepar. A decisão vale para as praças de pedágio da concessionária em São Miguel do Iguaçu, Céu Azul, Cascavel, ambas no oeste do Paraná, Laranjeiras do Sul e Candói, na região central do estado. A concessionária retomou as tarifas integrais após o fim do acordo de leniência, que previa redução de 30% nas tarifas. A Agepar, no entanto, afirma que houve erro nos cálculos. Por causa disso, pediu à Justiça que o aumento fosse suspenso. Os novos valores, reduzidos, ainda não entraram em vigor.

 

Motoristas e cobradores paralisaram o transporte coletivo de Londrina, no norte do Paraná, na manhã desta sexta-feira. Os trabalhadores alegam que não receberam o pagamento do adiantamento quinzenal. De acordo com o sindicato da categoria, todos os trabalhadores das duas empresas que fazem o transporte na cidade e também os profissionais da empresa que faz o transporte metropolitano aderiram à paralisação. Os motoristas e cobradores afirmam que só voltarão a trabalhar quando os vales, que representam 50% da remuneração dos profissionais, forem pagos.

 

O município de Paranavaí definiu a data para o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino. Será dia 8 de fevereiro, com retomada de aulas presenciais e remotas. Segundo a secretaria de Educação de Paranavaí, as aulas presenciais serão de forma escalonada e, neste primeiro momento, apenas para as turmas de 4º e 5º ano. Um protocolo foi elaborado para definição das medidas para o retorno seguro. O documento prevê que fica a critério dos pais decidir se enviam ou não os filhos para a escola. Os alunos assistirão às aulas presenciais em dias alternados. Vale lembrar que nesta semana, o governador Ratinho Junior publicou decreto liberando as aulas presenciais em escolas e universidades de todo o Paraná.