Saiba o que fazer se não estiver na cidade da sua zona eleitoral de votação e não tiver habilitado o voto em trânsito.
Por Marinna Prota
O eleitor que estiver fora da cidade onde vota no dia e horário da eleição poderá justificar a falta por meio do aplicativo e-Título ou através do preenchimento e apresentação do requerimento de justificativa eleitoral junto a um documento de identificação oficial com foto nos locais de votação.
William Garcia, secretário de Comunicação e Multimídia do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), explica que pelo aplicativo existe a agilidade e o conforto de fazer de onde a pessoa estiver, já para quem não baixou o E-título, deve ir até uma zona eleitoral.
SONORA
Caso não apresente a justificativa no dia da votação, o eleitor poderá justificar sua ausência em até 60 dias após cada turno da eleição.
SONORA
Para o pleito de 2024, os prazos para a apresentação da justificativa são até 5 de dezembro, em caso de ausência no primeiro turno, e até 7 de janeiro de 2025, se houver ausência no segundo turno.
O eleitor entre 18 e 70 anos que não votar e não justificar deverá pagar multa de R$ 3,51 para regularizar a situação eleitoral.