Laboratório tem como principal linha de pesquisa o planejamento e a gestão ambiental no litoral paranaense.
Repórter Priscila Murr, sob supervisão de Maíra Gioia. Uma parceria rede Aerp de notícias e Agência Escola UFPR.
O laboratório de geoprocessamento e estudos ambientais (Lageamb) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) integra o Departamento de Geografia e tem como principal linha de pesquisa o planejamento e a gestão ambiental no litoral paranaense.
Ele atua com diferentes métodos e tecnologias, congregando mais de 100 bolsistas em diferentes equipes de pesquisa. Eles contribuem tanto com suas áreas de formação quanto num sentido interdisciplinar, a partir de diferentes projetos e programas institucionais. E justamente pela excelência na atuação, o laboratório, conhecido pela sigla Lageamb é tido como case de referência pelo instituto nacional de colonização e reforma agrária, o Incra.
O Lageamb é reconhecido pelo Incra tanto pela excelência na gestão de seus projetos quanto por sua capacidade técnica de operacionalização de termos de execução descentralizada, os TEDS. Por isso, o coordenador-geral do Lageamb, Eduardo Vedor de Paula, fala da importância da sistematização.
Sonora
A colaboraçãoTED Incra Paraná se dá por meio do Lageamb, e tem como missão o fomento às boas práticas. Nesse sentido, o laboratório integra o manual de operacionalização de TEDS, elaborado em 2024, durante um seminário nacional, em Brasília.
Para a organizadora desse documento, a perita federal agrária do Incra, Érica Correa de Lima, o TED Incra Paraná se destacou pela forma de gestão, planejamento e capacidade de gestão e inovação.
Sonora
Esse tipo reconhecimento é motivo de muita alegria, pois demonstra que, além de ter produtos com qualidade técnica, a UFPR também está se tornando referência na gestão de grandes projetos.