
Evento reuniu mais de 200 participantes e marca a terceira região turística implementada no estado, com destaque para a diversidade cultural e natural dos 36 municípios envolvidos
Por Flávia Consoli
A cidade de Ibiporã, no Norte do Paraná, foi palco ) de um importante passo para o fortalecimento do turismo regional. Com a presença de mais de 200 pessoas — entre prefeitos, lideranças e representantes da sociedade civil — foi lançado oficialmente o Território Turístico Norte do Paraná, iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo. O território é composto por 36 municípios, unidos por uma identidade rica e diversa: da tradição cafeeira à exuberância das serras e rios, passando pela gastronomia, festas populares e inovação no setor. Entre as ações anunciadas estão obras de sinalização, acessos náuticos e investimentos em infraestrutura turística. A diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação do Turismo do Paraná, Tatiana Nasser, explica que o objetivo é criar uma ponte direta entre o Estado e os destinos turísticos regionais.
SONORA
Esse é o terceiro território a ser implementado no Paraná. Durante a abertura da 30ª edição da Fetexas, foi oficializado o Território Turístico Norte Pioneiro, com 29 municípios. Recentemente, também foi lançado o Território Encontro das Águas e Biomas, em Porto Rico. O Norte do estado desponta como uma potência turística e, com o apoio do governo estadual, pequenos municípios ganham agora um novo horizonte de desenvolvimento e visibilidade.