
No Dia Internacional da Luta conta o Câncer Infantil celebrado hoje (15) especialista fala sobre sintomas e tratamento da leucemia, além da importância uma vida saudável para a prevenção de doenças na infância.
Por Fernanda Nardo
O câncer infantil é a primeira causa de morte por doença em crianças e a segunda causa de óbito em geral. A primeira seria acidente. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que no triênio 2023/2025 ocorrerão, a cada ano, 7.930 novos casos de câncer em crianças e jovens de 0 a 19 anos de idade. Hoje (15), Dia Internacional da Luta conta o Câncer Infantil, a médica Dra Ana Paula Kuczynski Pedro Bom, fala sobre a leucemia, um dos tipos mais comuns de câncer na infância. Ela explica que a leucemia é uma doença maligna das células do sangue. A incidência estimada das leucemias é de 3 a 4 casos para cada 100 mil crianças com menos de 15 anos de idade, e seu pico de prevalência é na faixa etária entre 2 e 5 anos de idade. Ela fala sobre os sintomas que merecem alerta.
SONORA
Para cada tipo de câncer, os oncologistas procuram estudar a biologia da doença, para dar um tratamento que possa levar à chance de cura, com menos efeitos no longo prazo, como explica a especialista.
SONORA
A médica pontua a importância de um estilo de vida saudável na prevenção de doenças na infância.