O estado se destaca especialmente na economia criativa, capital humano e negócios. Curitiba e Assaí figuram entre as sete comunidades mais inteligentes do mundo
Por Flávia Consoli
O Paraná se destacou como o terceiro estado mais inovador do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Santa Catarina, segundo o Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID), divulgado pelo INPI. Com uma pontuação de 0,406, o estado superou o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul, e se aproximou da vice-liderança de Santa Catarina que tem pontuação de 0,415. Segundo o secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, os investimentos, somados a parcerias, representam um grande potencial de crescimento dos indicadores do Paraná nos próximos anos.
SONORA
O Paraná se destaca especialmente na economia criativa, capital humano e negócios, e apresentou bom desempenho em conhecimento e tecnologia. O governo estadual anunciou um investimento recorde de R$ 708,9 milhões para 2024 em projetos de ciência, tecnologia e ensino superior, visando transformar o estado em um hub de inovação. Iniciativas como o Paraná Anjo Inovador, a criação da Fábrica de Ideias em Curitiba e a formação de novos talentos em tecnologia foram destacadas. Além disso, o estado recebeu reconhecimento internacional, com Curitiba e Assaí figurando entre as sete comunidades mais inteligentes do mundo, segundo o ranking TOP 7 do Fórum de Comunidades Inteligentes do Canadá.