Líder do PCC que estava foragido há um ano é capturado no Paraná.// Justiça nega pedido dos MPs e autoriza Paraná a manter vacinação das forças de segurança.// Ademir Bier assume nesta terça-feira vaga deixada por Recalcatti.///
As informações com Juliana Sartori.
Giro de Notícias Manhã COM TRILHA
Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA
As polícias Civil e Militar Paraná capturaram em um restaurante luxuoso de Curitiba Valacir de Alencar, de 39 anos, um dos chefes do Primeiro Comando da Capital no Paraná. Ele foi condenado a 76 anos de prisão e estava foragido desde abril do ano passado. Condenado por tráfico de drogas, homicídio, porte ilegal de arma, ele deixou a Penitenciária Estadual de Piraquara para cumprir prisão domiciliar. Segundo informações do Departamento Penitenciário do Paraná, o líder do PCC vinha agindo na região de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, durante o ano que ficou foragido. Há suspeita de que ele seja o responsável por diversos homicídios na região.
A Justiça Federal negou o pedido do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Paraná para interromper a vacinação contra a Covid-19 das forças de segurança do estado. Na decisão, o juiz Gilson Luiz Inácio diz que os policiais devem garantir, nas ruas, a manutenção e o funcionamento do essencial para a sociedade, que muitas vezes negligencia o cumprimento das orientações médicas.O questionamento de prioridade havia sido feito pelos Ministérios Públicos. Para os órgãos, é necessário concluir a vacinação dos idosos antes de avançar para os demais grupos.
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, convocou o deputado Ademir Bier, terceiro suplente da coligação PSC/PSD, para tomar posse nesta terça-feira, na vaga deixada pelo deputado Delegado Rubens Recalcatti, que morreu na última sexta-feira. Bier recebeu 26 mil votos nas eleições de 2018 e assume o sexto mandato na Alep. A trajetória dele no Legislativo começou em 1998, quando foi um dos deputados eleitos pelo PMDB. Depois de reeleito quatro vezes, o parlamentar ficou na suplência do PSD em 2018, partido em que foi convidado pelo governador Ratinho Junior. Antes da carreira como deputado, ele foi prefeito de Marechal Cândido Rondon, cidade do oeste paranaense. Atualmente, ocupava o cargo de diretor de obras da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Recalcatti faleceu na última sexta-feira.