Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Liminar manda Prefeitura de Maringá reduzir secretarias e cortar cargos

Por Jornalismo. Publicado em 11/02/2021 às 15:44.

Liminar manda Prefeitura de Maringá reduzir secretarias e cortar cargos.// Advogado René Dotti morre aos 86 anos, em Curitiba. // Controladoria-Geral já recebeu 200 denúncias de pessoas que teriam furado a fila da vacinação contra a covid-19 no Paraná.// Lava Jato: PF cumpre mandados de busca e apreensão em nova fase da operação.///

As informações com Juliana Sartori


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

A Justiça determinou que a prefeitura de Maringá, norte do Paraná, desfaça a reforma administrativa implantada neste ano. Com a decisão, o município terá uma redução de quatro secretarias, além da extinção de 22 cargos e 28 funções gratificadas. A ação foi ajuizada pelo vereador Rafael Roza (PROS), que alegou que a reforma administrativa aumentaria em R$ 2,1 milhões os gastos do município. Para o juiz, o aumento de gastos com a reforma contraria a lei do Governo Federal que limita o aumento de gastos públicos em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus. A reforma administrativa foi aprovada pela Câmara Municipal. De acordo com o juiz, a ordem é para que a prefeitura retome o organograma de dezembro.

O advogado René Ariel Dotti faleceu na manhã desta quinta-feira (11), aos 86 anos, em Curitiba. De acordo com a nota emitida pelo escritório de advocacia, Dotti morreu em casa, onde cumpria distanciamento social desde o início da pandemia, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Professor titular de Direito Penal da Universidade Federal do Paraná, René Dotti atuou como advogado em vários casos de repercussão nacional e era reconhecido como um dos principais advogados penalistas do país. O advogado também foi secretário estadual da Cultura do Paraná, no final dos anos 1980. O Governo do Paraná lamentou o falecimento e a Ordem dos Advogados do Brasil decretou luto oficial de três dias.

A Controladoria-Geral do Estado já recebeu 200 denúncias de pessoas que teriam furado a fila da vacinação contra a covid-19. O órgão estadual recebe denúncias por meio da Ouvidoria, cruza informações, visita prefeituras que receberam as doses e a partir dessa semana passa a publicar a lista das regionais de saúde com a quantidade de suspeitas de fura-filas. As informações vão ser divulgadas na página Paraná sem Fura-Fila, no portal coronavirus.pr.gov.br, na área destinada à Vacinação, onde também é possível registrar denúncias. A regional de saúde de Curitiba e Região Metropolitana foi a que registrou maior número de denúncias até o momento, seguida de Jacarezinho e Campo Mourão.

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira cinco mandados de busca e apreensão pela fase 80 da Operação Lava Jato. Esta fase investiga pagamentos de U$ 1 milhão em contas estrangeiras por meio de contratos falsos com um estaleiro. O alvo é o empresário Cláudio Mente. Os mandados foram expedidos pela 13ª Vara da Justiça Federal, em Curitiba. Três mandados são cumpridos em São Paulo e outros dois em fazendas de Pindamonhangaba. É a primeira fase da Lava Jato desde que a força-tarefa do Ministério Público Federal passou a integrar o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).