Janeiro é mês de liquidação e as vantagens dessas ofertas valem tanto para os consumidores quanto para as empresas. Saiba como tirar o melhor proveito do período.
por Amanda Yargas
Muitos consumidores esperam chegar janeiro para comprar desde itens de primeira necessidade, até aqueles de sonho de consumo. É porque neste mês pipocam promoções em lojas físicas e online. Mas o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, avalia que é um período com contas altas, IPTU, IPVA, material escolar e matriculas, e com menor circulação de consumidores. Por isso a promoção vale para os dois lados: liquida estoques e gera caixa para as empresas e traz ofertas atrativas para os clientes. Mas antes de gastar, ele indica avaliar o custo-benefício da compra.
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Para que possa fazer boas promoções, a empresa deve levar em consideração os dados de estoque, fluxo de caixa, planejamento de compras e treinamento da equipe, identificando, por exemplo, quais itens podem ser vendidos com margem de lucro mais baixa, sem afetar a saúde financeira do negócio. Esse também é um ótimo momento para queimar estoque de produtos que não tiveram muita saída, e estão apenas ocupando espaço.
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Bulamarqui reforça que, para fidelizar os clientes, as promoções devem ser legítimas.
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