Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Maio Amarelo completa 10 anos e campanha pede por mais direção defensiva

Por Redação. Publicado em 08/05/2023 às 15:37.

Conscientização e educação do trânsito são intensificadas com a campanha Maio Amarelo.

Por Marinna Prota

A Campanha Maio Amarelo chama atenção para os acidentes de trânsito e para o comportamento do motorista, não só nesta época, mas também o ano todo. Em 2023, quando a iniciativa completa 10 anos de existência, o tema é “no trânsito, escolha a vida!”.

A cor amarela, que significa alerta, vem justamente advertir as pessoas sobre dados preocupantes. Aqui no Paraná, só no ano passado, foram registrados aproximadamente sete mil acidentes, com 1.500 mortes. Nas rodovias federais a letalidade é maior, em razão da maior velocidade máxima permitida, como detalha o chefe do Detran do Paraná, Tárik Kaiel Machado Cardoso.

SONORA

Embriaguez ao volante, ultrapassagens em locais proibidos, ausência de cinto de segurança e dispositivos como a cadeirinha para crianças são agravantes dos acidentes. Mas a causa número um deles está no excesso de velocidade. No entanto, mesmo com multas, radares e fiscalização, a solução, de acordo com o policial rodoviário federal pode estar na educação.

SONORA

Os motociclistas são em sua maioria as principais vítimas fatais, isso porque estão em um dos modais de transporte mais desprotegidos. Por conta disso, são pessoas cada vez mais jovens que perdem a vida no trânsito.

SONORA

Para o chefe do Detran, a direção defensiva é a única alternativa para poupar vidas e isso começa com uma reflexão ao sair de casa com um veículo.

SONORA