Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Mais de 71 mil paranaenses não compareceram para tomar a segunda da vacina

Por Jornalismo. Publicado em 14/04/2021 às 15:30.

Mais de 71 mil paranaenses não compareceram para tomar a segunda da vacina.// Medidas mais restritivas de Curitiba pouparam 1500 vidas, dizem cientistas. // Prefeitura de Francisco Beltrão compra usina de oxigênio para a falta para pacientes com covid.// Parque Estadual de Vila Velha reabre para o público. ///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

O Ministério da Saúde divulgou a lista dos estados com pessoas que estão em atraso para tomar a segunda dose de vacinas contra a Covid-19. No país, segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, há cerca de um milhão e meio de brasileiros nessa situação. O Paraná é o quinto estado com maior número de pessoas que não compareceram para tomar a segunda dose: são 71.857 faltantes. O estado com mais pessoas em atraso é São Paulo, seguido da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Segundo o ministro, mesmo quem perdeu o prazo previsto no cronograma de vacinação deve procurar uma unidade de saúde para regularizar a situação.

O mesmo grupo de cientistas que previu o aumento de mortes por covid-19 em Curitiba, no início de março, divulgou novo artigo mostrando que a adoção de isolamento social mais rígido após o alerta, entre os dias 13 de março e 4 de abril, reduziu a média de óbitos e ajudou a salvar pelo menos 1.500 vidas. O documento, que também foi encaminhado às autoridades locais, aponta que apesar de positivas, as medidas ainda não foram suficientes para frear uma nova onda de contágio, podendo ocorrer novo aumento de casos em maio com o afrouxamento das regras que valem desde 5 de abril.

Para evitar uma possível falta de oxigênio para atender pacientes com quadros graves da covid-19, o município de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, comprou uma usina para garantir o abastecimento. A unidade já está em funcionamento, fornecendo oxigênio à Unidade de Pronto Atendimento da cidade. De acordo com a prefeitura, a cidade dependia da produção do oeste catarinense, e por isso havia a insegurança de que o insumo pudesse faltar em Francisco Beltrão.

O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, voltou a funcionar com horário normal de visitação a partir desta quarta-feira, inclusive aos fins de semana.Após 28 dias com atendimento diferenciado, o parque recebe visitantes de quarta a segunda-feira, entre 9h e 17h. Diante da pandemia, o funcionamento terá restrições de combate ao novo coronavírus. Segundo a administração do parque, a capacidade de ocupação máxima permanece em 50%.