Mais de 130 pessoas são resgatadas pelos Bombeiros do Paraná no Rio Grande do Sul
Campanha Maio Amarelo do Detran chama atenção para mortes no trânsito no Paraná
Mais de 75 mil paranaenses vão participar do ‘Enem dos Concursos’ neste fim de semana
As informações com Mauro Contti
Nas primeiras horas de atendimento dos bombeiros do Paraná, enviados para ajudar nos resgates de vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, mais de 130 pessoas foram encontradas. Ao todo, 32 bombeiros foram enviados ao estado gaúcho, junto com nove viaturas e quatro embarcações, além do helicóptero do BPMOA. As operações estão sendo feitas em duas cidades: Lageado e São Sebastião do Caí.
Além do resgate de pessoas, os bombeiros têm conseguido tirar animais domésticos e silvestres das águas com vida. Os agentes devem ficar no local enquanto os esforços forem necessários. Mais de 30 pessoas morreram em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul e dezenas estão desaparecidas.
///
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), com as secretarias do governo do estado, iniciou a campanha Maio Amarelo, que chama atenção para os acidentes de trânsito. As orientações para a população incluem o respeito aos limites de velocidade e atenção ao dirigir. Direção defensiva e o uso de equipamentos de segurança, são algumas das informações repassadas pelos órgãos, que vão fazer parte de uma força tarefa, com conscientização, blitzes e atuação junto a todos os agentes que fazem parte do trânsito, do pedestre ao caminhoneiro.
Para motociclistas, por exemplo, dados do mostram que o uso do capacete previne 69% dos traumatismos crânio-encefálicos e reduz em 72% o risco de lesões graves. Já os acidentes com veículos, possuem causas evitáveis quando o motorista não utiliza o celular ao dirigir ou pratica a direção defensiva e presente.
///
Neste domingo (5) será realizada a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o chamado “Enem dos Concursos”. No Paraná, são mais de 75 mil inscritos que vão concorrer a 6.640 vagas para 21 órgãos da Administração Pública Federal. São 76 locais de aplicação e 2.402 salas em Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Umuarama.
A PUC Paraná, em Curitiba, será o local de aplicação que mais receberá candidatos para fazer a prova do CPNU no estado, com o total de 10.251. As provas têm questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.