
Mais de 20 mil veículos subiram a Serra do Mar no domingo (5)
Integração e tecnologia reduzem em 24% as ocorrências policiais no Litoral
Paraná lidera produção nacional de látex com cerca de 2 mil toneladas por ano
Com Marinna Prota
Mais de 20 mil veículos passaram pela praça de pedágio da BR-277 no sentido Curitiba no domingo (5). A medição foi feita pela EPR Litoral Pioneiro, concessionária que administra o trecho. Cerca de 30 mil veículos circularam pela rodovia nos dois sentidos. O fluxo alto também foi registrado nos trechos em que não há pista dupla, como a PR-407 entre Pontal do Paraná e Paranaguá, no entanto não foram registrados bloqueios durante o domingo.
///
As ações integradas das forças de segurança do Paraná resultaram na redução de 24,30% em ocorrências policiais registradas entre 21 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O número de ocorrências caiu de 2.728 para 2.065, segundo a Secretaria de Segurança Pública.
///
O noroeste do Paraná é responsável por concentrar quase toda a produção de látex no Brasil. Segundo o IBGE, uma área pequena com pouco mais de mil hectares produz cerca de 2 mil toneladas por ano. No Alto Paraná, noroeste do estado, são 40 mil seringueiras que produzem 240 toneladas de borracha por ano. Tudo o que é extraído no Paraná vai para São Paulo, e é transformado em pneu. O estado vizinho é o maior produtor nacional de borracha natural, responsável por cerca de 68% do país.