Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Mais de 80% das escolas particulares do Paraná retomaram atividades presenciais

Por Jornalismo. Publicado em 03/12/2020 às 16:52.

Mais de 80% das escolas particulares do Paraná retomaram atividades presenciais.// Mais de 100 pacientes de Curitiba e região metropolitana com Covid-19 ou suspeita da doença aguardam por uma vaga em hospitais.// Assembleia Legislativa volta a restringir visitas no prédio do Poder Legislativo do Paraná.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

Uma pesquisa do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR) revela que 81,5% das escolas particulares do Paraná já retomaram atividades presenciais. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro e contou com a participação de mais de 170 instituições de ensino associadas, localizadas em 55 municípios do estado. Segundo o levantamento, em 31,8% dessas escolas, a adesão dos estudantes foi superior a 40%. De acordo com o Sinepe, as escolas que participaram da pesquisa estão seguindo todos os protocolos de saúde, de acordo com cada realidade.

Mais de 100 pacientes de Curitiba e região metropolitana com Covid-19 ou suspeita da doença aguardam por uma vaga de enfermaria ou UTI em algum hospital da região, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde. Até esta quarta-feira, 120 pacientes estavam esperando em Unidades de Pronto Atendimento da região ou hospitais menores para serem transferidos para 53 leitos de UTI e 67 leitos de enfermaria. Em Curitiba, há 344 leitos de UTI adultos do SUS para pacientes com Covid-19 ou suspeita da doença. Mas 319 deles estão com pacientes, o que representa uma ocupação de cerca de 93%. Nas enfermarias, são 433 leitos no total, e 376 estão ocupados.Segundo o diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak, o Paraná está tentando aumentar o número de leitos em todo o estado, e principalmente na região de Curitiba, mas a capacidade de ampliação está próxima do limite.

Diante do avanço da Covid-19 em todo o Estado e da necessidade de atualizar as medidas preventivas para minimizar o contágio, adotadas desde março, a Assembleia Legislativa do Paraná publicou no Diário Oficial de ontem novas regras ampliando as restrições no Poder Legislativo. Visitantes estão novamente proibidos de acessar o prédio da Assembleia. A decisão foi tomada para garantir a continuidade dos trabalhos legislativos com a segurança necessária para os poucos deputados e servidores que ainda exercem suas atividades presencialmente. As sessões plenárias remotas continuam sendo realizadas até o dia 16 de dezembro.