Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Mais três pessoas morreram de dengue no Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 11/05/2022 às 08:17.

Mais três pessoas morreram de dengue no Paraná.//

Comissão de ética da Câmara de Curitiba vota pela cassação do vereador Renato Freitas (PT).//

Começa a valer a obrigatoriedade de ligações de telemarketing terem prefixo 0303.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Edição da Manhã


Mais três pessoas morreram de dengue no Paraná nesta semana. Segundo o boletim semanal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) são mais de 6mil e 700 novos casos, um crescimento de 18% em 7 dias. No total, desde agosto de 2021 quando começou este período epidemiológico, foram 12 mortes e mais de 43mil e 700 confirmações em 315 municípios. Em 274 deles a dengue foi contraída na própria cidade.

A comissão de Ética da Câmara de Curitiba aprovou relatório que pede a cassação do vereador Renato Freitas (PT). Na avaliação da Comissão, o vereador quebrou o decoro parlamentar durante a participação em ato antirracista na Igreja do Rosário, no dia 5 de fevereiro. O gabinete do vereador tem 5 dias úteis para recorrer da decisão, não aceito o recurso, a decisão vai ao plenário da casa legislativa da capital.

Desde essa terça-feira, ligações de empresas de telemarketing feitas a partir de celulares devem ter o prefixo 0303. A determinação vale para a venda de produtos e serviços. Já as ligações feitas por telefone fixo tem o prazo estendido para adequação, o prefixo 0303 deve ser implementado até 10 de junho. Quem quiser evitar as ligações pode se cadastrar no Sistema de Bloqueio de Telemarketing do Procon-PR ou no site naomeperturbe.com.br. Após o cadastramento, há prazo de 30 dias para o bloqueio, o que vale para chamadas com uso do código 0303 ou não.