Especialista fala sobre a importância do diagnostico precoce para melhora da qualidade de vida e tratamento das doenças.
Por Fernanda Nardo
Março amarelo e lilás. Essas cores celebram o mês dedicado à saúde da mulher: amarelo, pela conscientização da endometriose, doença que afeta cerca de 176 milhões de mulheres no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), sendo mais de 7 milhões somente no Brasil. E sobre o câncer de útero, dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) apontam que é a terceira causa de câncer entre as mulheres. A endometriose é uma doença benigna que ocorre quando o endométrio (mucosa que reveste a parede interna do útero) cresce em outras regiões do corpo, causando cólicas menstruais fortíssimas que afetam a qualidade de vida da mulher e, se não tratada, pode até levar à infertilidade, como explica a ginecologista e obstetra, é professora do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP), Natália Piovani Banzato.
SONORA
Já o câncer de útero é a quarta causa de morte entre as mulheres. Por isso é dada tamanha importância à campanha não apenas de conscientização, como de prevenção e tratamento, como pontua a especialista.
SONORA