
Matrículas para ensino integral particular aumentar 21,4% no Paraná
HU da UEM registra taxa de recusa para doação de órgãos três vezes menor que a média nacional
Alunos de colégio estadual desenvolvem calculadora para auxiliar colegas na aprendizagem da tabuada
As informações com Mauro Contti
O ensino em tempo integral no Paraná avançou cinco pontos percentuais em dois anos, passando de 16,34% em 2022 para 21,4% em 2024. Esse crescimento aconteceu em todos os níveis de ensino. No entanto, o destaque ficou com o número de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, que passou de 5,1% em 2022 para 12,5% em 2025. Os números são do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
/////
O Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá (HU-UEM) apresenta uma taxa de recusa familiar para doação de órgãos de apenas 4%. A média nacional é de 46%. Nos anos de 2020 e 2022, todas as famílias entrevistadas consentiram com a doação. Esse resultado é atribuído ao trabalho da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, que oferece suporte às famílias durante o processo de decisão.
/////
Estudantes do Colégio Estadual Professora Reni Correia Gamper, em Ponta Grossa, criaram uma calculadora para facilitar o aprendizado da tabuada entre os colegas. O projeto, idealizado por alunos do 7º ano, quer tornar o estudo da matemática mais acessível e interativo. A iniciativa foi apresentada durante a Feira de Ciências da escola.