
Média de tempo de abertura de empresas no Paraná é a 3º mais rápida do Brasil
Decreto isenta ICMS sobre fabricantes de biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Com Marinna Prota
O Paraná ficou em 3º lugar no ranking brasileiro de tempo de abertura de empresas em abril. Foram em média 10 horas e 59 minutos para abrir um negócio, enquanto a média brasileira foi de 1 dia e 4 horas. O desempenho paranaense ficou atrás do Sergipe e Piauí, conforme relatório divulgado pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar).
O Paraná processou 13 vezes mais pedidos em abril do que o líder do ranking. O volume de processos no estado sergipano foi de 544 e no Piauí de 780, enquanto a Jucepar analisou 7.264.
///
O governo do Paraná publicou um decreto com a isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação, biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável.
////