Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Média móvel de novos casos de covid no estado é mais de mil por cento maior que há duas semanas

Por Jornalismo. Publicado em 17/01/2022 às 08:50.

Média móvel de novos casos de covid no estado é mais de mil por cento maior que há duas semanas.//

Matinhos instala hospital de campanha para atender casos com sintomas respiratórios.//

Chuva fecha pronto socorro de hospital em Curitiba; tempestades devem atingir outras cidades durante a semana.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Manhã


A secretaria de Saúde confirmou 4mil 244 casos e duas mortes por covid-19 nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, o Paraná acumula 1.691.324 casos confirmados e 40.709 óbitos por complicações da doença. Para se ter uma ideia, o número de mortes é similar a capacidade de um estádio de futebol.
A média móvel de novos casos por data de diagnóstico é 1.118% maior em relação a 14 dias atrás.

 

A Prefeitura de Matinhos, no litoral, ativou um hospital de campanha chamado Pavilhão da Cura, para atender casos com sintomas respiratórios. Além de realizar testes rápidos de covid-19, são fornecidos medicamentos prescritos pelos médicos. O atendimento é feito 24h por dia na Arena Vicente Gurski.

 

E no sábabo chuvas fortes atingiram Curitiba e a água invadiu o Pronto Socorro do Hospital do Trabalhador. Pacientes foram deslocados para outras salas e novos casos foram destinados a outros hospitais. Equipamentos de alto custo como tomografia e raio-x foram atingidos, mas após avaliação foram liberados para funcionar. Já em Turvo, cidade próxima à Guarapuava, uma chuva de granizo derrubou árvores em cima de casas e carros, e causou destelhamentos. Pelo menos 20 famílias receberam lonas para proteger as casas depois do estrago. Segundo a MetSul, empresa de meteorologia, chuvas como essa, com uma pancada forte no fim de tarde ou começo da noite devido ao tempo quente e o acúmulo de umidade devem ser registradas em várias cidades da região Sul do país nos próximos dias.