Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Medidas conjuntas contra Covid-19 passam a valer na segunda-feira na RMC

Por Jornalismo. Publicado em 19/06/2020 às 16:16.

Medidas conjuntas contra Covid-19 passam a valer na segunda-feira na RMC. As informações com Amanda Yargas.

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

O Governo do Estado anunciou hoje o decreto que passa a valer na próxima segunda-feira que adota medidas restritivas contra o coronavírus em conjunto entre os municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

As medidas, que serão adotadas por 14 dias, período que pode  ser estendido, caso necessário, determinam que o comércio vai funcionar das 10h às 16h e os shoppings a partir de meio dia até as 20h. Também está proibida para o estado todo a venda de bebidas alcoólicas a partir das 10h da noite e inclusive seu consumo em locais públicos. Além disso, o decreto dá autoridade aos prefeitos para aplicar punições aos estabelecimentos que não cumprirem as determinações.

As medidas foram pensadas para escalonar o funcionamento do transporte coletivo, evitar aglomerações e acidentes que possam ocupar leitos de UTI necessários ao combate à pandemia. A fiscalização das medidas será feita pela Guarda Municipal, pela Vigilância Sanitária e pela Polícia Militar.

Segundo o vice-governador Darci Piana decretos semelhantes podem ser adotados em outras regiões metropolitanas do estado, mas dependem da situação epidemiológica local e de um esforço conjunto de entendimento entre as prefeituras e o governo estadual.

 

 

Nesta sexta-feira foram confirmados mais 868 casos de Covid-19 no estado e 13 óbitos. Com isso o Paraná atinge 12mil 785 infectados pela doença desde o início da pandemia , com 419 mortes. O secretário de Saúde Beto Preto disse que nosúltimos 20 dias houve um grande acréscimo no número de casos no estado  e de ocupação de leitos e que estamos entrando em uma nova fase de enfrentamento ao coronavírus. De acordo com o secretário, a situação do Paraná ainda é equilibrada, mas não estamos em uma zona de conforto, e sim, de muito trabalho.