Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Menino de Cascavel tem QI considerado de gênio aos 4 anos de idade

Por Redação. Publicado em 28/11/2024 às 06:06.

Menino de Cascavel tem QI considerado de gênio aos 4 anos de idade

Governo do estado quer criar Corpo de Militares Temporários

Curitiba inicia testes de entregas com drones

Com Marinna Prota

Um menino de 4 anos de Cascavel é considerado um gênio com QI de 147,9, que representa uma parcela de 0,01% da população. Uma inteligência média fica entre um QI de 90 a 109. Para fim de comparação, o QI do Bill Gates foi de 160 pontos. Já o físico Albert Einstein teria entre 160 e 190. De acordo com a família, aos 7 meses de idade a criança já falava e quando completou um ano passou a formar frases e sentenças satisfatórias. Aos 2 anos já fazia contas complexas e agora faz multiplicação com números na casa das centenas.

//

O governo do estado enviou à Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei que prevê a criação do Corpo de Militares Temporários, para atuar junto à Polícia Militar do Paraná (PMPR) e ao Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). Os profissionais seriam contratados em caráter temporário para exercer atividades administrativas internas e relacionadas à área da saúde. A atuação deve funcionar de forma semelhante ao Serviço Militar Temporário das Forças Armadas, contratando oficiais e praças por um período de dois anos, prorrogável por iguais períodos, sem exceder oito anos de contrato. O número de vagas ainda será definido e a contratação será por Processo Seletivo Simplificado (PSS).

///

Curitiba iniciou nesta quarta-feira (27) um projeto de entregas por drones em parceria com a Atech, empresa do Grupo Embaer. O estudo visa testar o uso de drones para entregas diretas ao consumidor final. O objetivo é desenvolver um sistema capaz de organizar a utilização do espaço aéreo diante duma nova realidade quanto ao uso de drones.

Ainda não há previsão de quando o serviço vai começar a operar de forma efetiva, mas a expectativa é de contar com o apoio da ANAC e do DECEA, que são os órgãos reguladores do espaço aéreo.

/////