Mês da visão alerta para o glaucoma e a importância das consultas oftalmológicas. Médico dá informações sobre a doença que é a principal causa de cegueira irreversível. Foto: Agência Brasil
O mês de outubro é marcado pelo Mês Mundial da Visão, período escolhido pela comunidade médica para lembrar a necessidade de cuidar da saúde dos olhos. De acordo com a pesquisa “Um olhar para o glaucoma no Brasil”, encomendada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma e realizada pelo Ibope Inteligência, 10% dos brasileiros nunca foram ao oftalmologista e 25% disseram fazem consultas raramente, somente quando sentem algum incômodo nos olhos. Outro dado que chama a atenção é que quase 80% não compreendem que enxergar pontos pretos pode ser um sinal de agravamento da saúde ocular.
Diante do descuido com a saúde dos olhos, o médico oftalmologista do Centro Paranaense de Oftamologia, Cristiano Toesca Espinhosa, faz uma alerta sobre a falta de cuidados.
SONORA
Entre as principais preocupações da área médica está a falta de informação sobre o glaucoma, principal causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. De acordo com a pesquisa da Sociedade Brasileira de Glaucoma, 53% dos brasileiros desconhecem que a doença possui a maior probabilidade de um quadro de cegueira irreversível e 41% nem sabem o que é glaucoma.
SONORA
Estima-se que entre 2 a 3% da população brasileira acima de 40 anos possam ter a doença, o que representa cerca de 1,5 milhão de pessoas.
De Curitiba, Juliana Sartori