Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Mesmo com impactos da pandemia, pequenos empresários devem investir em 2021

Por Jornalismo. Publicado em 13/01/2021 às 09:30.

Pesquisa Sebrae e FGV mostra perspectivas dos empreendedores para 2021. Maioria pretende investir no negócio. As informações com Germano Assad.

O Sebrae, em parceria com a Fundação Getulio Vargas, realizou uma série de nove estudos para medir as perspectivas de empresários brasileiros para o ano de 2021.

O mais recente deles, de novembro de 2020, contemplou cerca de seis mil estabelecimentos, entre micro e pequenas empresas, além de empreendedores individuais.

A pesquisa revelou uma pré-disposição, por parte da maioria dos entrevistados, em investir na melhoria de processos, comunicação com o cliente e na expansão do atual portfólio de produtos ou serviços.

A consultora do Sebrae Patrícia Santini, explica que essas demandas já eram uma tendência para atender aos novos hábitos de consumo. Mas foram bem aceleradas pela pandemia.

Sonora

A nova dinâmica imposta pela pandemia, com mudança de bandeiras e medidas restritivas de acordo com as taxas de transmissão do momento, impactou diretamente na mudança desses hábitos de consumo.

Santini alerta que os empresários devem ficar atentos para diferenciar quais mudanças vieram para atender as restrições de momento das que já eram tendência, e vieram para ficar, com ou sem pandemia.

Sonora

Por fim, a especialista lembra que nem sempre o empresário tem condições de atuar em todas as áreas do negócio, em especial os microempreendedores. Para estes casos, é sempre positivo buscar apoio.

Sonora

Repórter Germano Assad