
Até agora, metade da safra de soja já foi colhida no Paraná. A preocupação é que com os problemas na BR-277 o custo da operação pode aumentar para o produtor.
Por Marinna Prota
De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), a projeção da colheita de soja em 2022/23 é de 21 milhões de toneladas. Com base nas médias históricas, o Estado deve exportar 15,7 milhões de toneladas – 12,6 milhões por rodovia e 3,1 milhões por ferrovia. Cerca de 50% da safra já foi colhida e cerca de 600 milhões de reais podem ser gastos a mais para fazer o escoamento do produto para exportação por conta dos problemas gerados pelo estado de conservação da BR-277, suas interdições e desvios, como explica Nilson Camargo, técnico do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR.
SONORA
Pela demora na decisão do novo modelo de pedágio no Paraná, a FAEP se posiciona com indignação, já que há mais de três anos que a modelagem é discutida e até agora nada foi definido.
SONORA
De acordo com a Portos do Paraná, até 24 de abril mais de 100 embarcações devem passar por Paranaguá e Antonina, com a maior parte dos produtos a serem levados transportados por caminhões.