
Acidentes com serra elétrica são o principal fator de lesões que necessitam de atendimento médico. Segundo as equipes que prestam socorro, a maioria dos casos acontece com o uso errado da ferramenta.
A cada 50 segundos, um novo acidente de trabalho é registrado no Brasil. Uma pesquisa realizada no Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba (PR), em parceria com a PUCPR, apontou que 50% dos traumas na mão atendidos no pronto-socorro correspondem a acidentes com serra elétrica, principalmente a chamada serra mármore ou circular, como explica o médico ortopedista e traumatologista do hospital, Eduardo Novak.
SONORA
O equipamento é feito para serrar mármores, granitos, porcelanatos e outros produtos similares mas, de acordo com o médico, o problema está no uso errado da ferramenta.
SONORA
A pesquisa aponta ainda que 90% das vítimas são homens e em 64% dos acidentes, a mão esquerda é a mais afetada. Esse é o caso do trabalhador Paulo Anniess Neto, que levou 18 pontos na mão após acidente com a serra elétrica. Ele mesmo lembra que o mais importante neste tipo de atividade é estar atento.
SONORA
Em caso de acidente com a serra elétrica, o traumatologista Eduardo Novak orienta não passar nada na ferida e procurar imediatamente atendimento médico.
SONORA
Vale lembrar que o número do Siate é o 193.
Amanda Yargas