
Plataforma integrada ao ConecteSUS visa facilitar captação de doadores e conscientizar sobre a importância de manter estoques em níveis seguros
Por Marinna Prota
Todos os dias, mais de 700 bolsas de sangue são destinadas a hospitais do estado do Paraná, são 21 mil bolsas por mês e 252 mil ao ano. Cada doação de 450 ml pode salvar até quatro vidas. O Hemepar, entidade sem fins lucrativos, coordena a coleta, processamento e distribuição para 384 hospitais no estado. De acordo com o secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, os números de doações de sangue deste ano já bateram recorde em comparação aos anos anteriores.
SONORA
Para fortalecer os estoques, o Ministério da Saúde lançou o miniapp Hemovida, integrado ao ConecteSUS. A plataforma proporciona uma carteira virtual do doador, histórico completo de doações e facilita a localização de hemocentros.
A iniciativa tem objetivo de ampliar a conscientização e alcançar potenciais doadores, tornando a doação de sangue um ato mais acessível e eficiente.
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, quatro vezes ao ano e as mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano. Além disso, o doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado, além de apresentar documento oficial com foto.