Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Ministério da Saúde lança campanha contra a dengue. Paraná está entre os estados com maior incidência

Por Comunicação. Publicado em 05/05/2023 às 07:10.

Ministério da Saúde lança campanha contra a dengue. Paraná está entre os estados com maior incidência

Cães e gatos que ficavam em hotéis para animais resgatados são encontrados em situação de maus tratos

Proprietário é multado em R$ 90 mil por destruir vegetação nativa em São Mateus do Sul

As informações com Mauro Contti


Em meio ao aumento de casos de dengue, Zika e chikungunya no Brasil, o Ministério da Saúde lançou a campanha nacional de combate às três doenças. A pasta alerta para sinais, sintomas, prevenção e controle das doenças, que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Dados do Ministério da Saúde indicam que, de janeiro a abril deste ano, houve aumento de 30% no número de casos prováveis de dengue em comparação com o mesmo período de 2022. Os estados com maior incidência são Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Acre e Rondônia.

 

Cerca de 100 cães e gatos foram encontrados em situação de maus tratos em dois hotéis para animais resgatados, em São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. O proprietário foi preso em Arraial do Cabo (RJ), durante viagem de férias. E a mãe dele foi presa em flagrante nesta quinta, durante operação da Delegacia de Meio Ambiente do Paraná. De acordo com a polícia, os animais encontrados estavam machucados e sem comida. Os locais também não tinham cuidados de higiene.

Um homem foi multado em R$ 90 mil por destruir vegetação nativa sem autorização em uma área superior a 10 hectares em São Mateus do Sul, na região sul do Paraná. De acordo com a Polícia Ambiental, a propriedade, que fica em Espigãozinho, foi localizada após denúncias. Entre as espécies estavam araucárias, xaxim e imbuia. Pelos danos causados, o proprietário de terras vai responder também criminalmente. Vale lembrar que denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 181