Ministério da Saúde muda voos e atrasa chegada de Coronavac aos estados. Paraná ainda não sabe quando receberá o imunizante.
Foto: Paulo Guereta
Apesar de o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello ter autorizado o início da vacinação contra covid-19 nos estados a partir das 5 horas da tarde na cerimônia de distribuição da vacina em Garulhos, na manhã desta segunda-feira, a chegada do imunizante atrasou em vários estados. No Paraná, a previsão era para que a Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, deveria ter desembarcado no aeroporto de Curitiba às 2 da tarde. Até o fechamento deste boletim, às 4 horas da tarde, no entanto, havia apenas uma previsão de que o imunizante chegaria depois das 6horas da tarde, mas sem horário confirmado. Outros dois estados também estavam sem confirmação de chegada: Alagoas e Rio Grande do Norte. Para o Rio de Janeiro, que , assim como Curitiba, fica há apenas uma hora de voo de São Paulo, a previsão era de um atraso de 12 horas, com a chegada sido transferida da 1 da tarde para a 1 da madrugada desta terça.
Em outros estados, autoridades chegaram a preparar o receptivo e aguardavam no aeroporto. O secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, contou que quando foi dormir, às 11h e meia da noite de domingo, a chegada prevista das doses de coronavac ao estado nordestino era 9 horas da manhã desta segunda. Quando ele acordou, às 5h e 20 da manhã, a chegada já tinha sido remarcada para às 6 da tarde e agora a informação é de que só vai chegar às 10 da noite. Segundo o secretário, 7 aviões fretados e 240 caminhonetes já aguardavam no aeroporto para a distribuição interna da vacina na Bahia.
Pelo menos 10 estados tiveram ao menos uma alteração no horário de recebimento dos imunizantes. Com o atraso, a vacinação que estava prevista para começar ainda nesta segunda-feira no Paraná pode atrasar mais.