Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Ministério da Saúde vai enviar 80 respiradores para a região Oeste do PR

Por Jornalismo. Publicado em 05/03/2021 às 15:28.

Ministério da Saúde vai enviar 80 respiradores para a região Oeste do PR.// Medidas ainda mais rígidas do novo decreto entram em vigor em Maringá.// Pelo menos 281 pessoas foram presas no Estado por desrespeitarem decreto com medidas mais restritivas no Paraná.///

As informações com Juliana Sartori.

Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

Depois de visitar Cascavel, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou que a macrorregião oeste do Paraná receberá 80 respiradores para ampliação de leitos de UTI para pacientes com a covid-19. A previsão de chegada dos respiradores é de 10 dias. Os equipamentos serão distribuídos nas cidades de Cascavel, Guaíra e Foz do Iguaçu, oeste do Paraná. Diante da crise na saúde que Cascavel vive, 10 pessoas morreram em Unidades de Pronto Atendimento, de sábado a quinta-feira, à espera de um leito de UTI, conforme boletim epidemiológico municipal. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, nesta sexta, a taxa de ocupação é de 98% nos leitos de UTI da macrorregião oeste. Sobre a imunização, o ministro também disse que aumentou a quantidade de doses enviadas para Cascavel.

Entrou em vigor nesta sexta-feira o decreto da Prefeitura de Maringá que impõe medidas ainda mais rígidas de enfrentamento ao coronavírus na cidade. Entre as medidas está a que suspende as cirurgias eletivas ambulatoriais. Ou seja, o decreto de Maringá é ainda mais rigoroso do que o do Governo Estadual, que suspendeu apenas cirurgias eletivas hospitalares. O objetivo, segundo o secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, é poupar insumos e equipes profissionais para o atendimento a casos de covid-19. A medida vale por 30 dias.

Em todo o Paraná, desde o início da vigência das restrições decretadas na sexta-feira pelo Governo do Estado, as forças de segurança interditaram 136 estabelecimentos comerciais e 82 foram multados por irregularidades relacionadas à pandemia. O balanço desta sexta-feira, aponta ainda a prisão de 281 pessoas por descumprimento das normas. No total, 3.597 locais foram fiscalizados no Estado.