Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Ministério Público cobra fiscalização de aglomeração nas praias de Matinhos

Por Jornalismo. Publicado em 15/09/2020 às 09:00.

Ministério Público cobra fiscalização de aglomeração nas praias de Matinhos. Secretaria da Saúde autoriza cirurgias eletivas no Paraná. Prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, anuncia que está com Covid-19.

 

 

 

 

 

Giro de Notícias manhã COM TRILHA

Giro de Notícias manhã SEM TRILHA

Depois de um final de semana de praias muito movimentadas em Matinhos, o Ministério Público do Paraná cobrou do prefeito a fiscalização de aglomeração de pessoas na orla da cidade. A presença de turistas e banhistas nas praias está proibida por decreto municipal, só estão liberadas as atividades esportivas individuais. O MP cobra, em até 48 horas, um plano de fiscalização do município e, em cinco dias, uma relação de todas as autuações feitas com relação ao descumprimento dos decretos, inclusive quanto ao uso de máscara. O Ministério Público ainda diz que se a prefeitura não cumprir as medidas recomendadas, os gestores municipais de Matinhos podem ser responsabilizados por improbidade administrativa, e sofrer apuração de crimes e enfrentar medidas judiciais.

A Secretaria de Estado da Saúde autorizou nessa segunda-feira que hospitais privados que não estejam no plano de atendimento Covid-19 nem tenham contratos com a Secretaria, realizem cirurgias eletivas. No entanto a nova resolução determina que os próprios hospitais devem se responsabilizar pela aquisição dos medicamentos anestésicos necessários. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a nova orientação tem por objetivo diminuir as filas de espera.  As medidas de suspensão das cirurgias eletivas foram adotadas desde março para o contingenciamento de medicamentos para os pacientes internados com Covid-19 e controle da ocupação de leitos de UTI no estado

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, anunciou nesta segunda-feira por meio das redes sociais que está com Covid-19. Ele afirmou que vai fazer o isolamento em casa, seguindo as recomendações médicas, despachar em sua residência. O anúncio acontece cinco dias depois de o prefeito endurecer as regras de combate ao coronavírus na cidade, decretando o fechamento de bares e de áreas públicas e de baixar uma “lei seca” que impede o consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais. São medidas preventivas para controlar o avanço da Covid-19 em Londrina.