Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Ministério Público Federal pede liberação da construção da calçada na orla de Matinhos

Por Comunicação. Publicado em 07/12/2023 às 07:00.

Ministério Público Federal pede liberação da construção da calçada na orla de Matinhos

Paraná passa a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional

As informações com Mauro Contti


O Ministério Público Federal pediu a liberação da obra da calçada na orla de Matinhos. O documento enviado ontem libera a continuidade das obras, desde que não envolva o plantio de gramas. Essa decisão ocorre porque, no ano passado, o Ibama pediu a paralisação de parte das obras alegando que estavam previstos o plantio de espécies não nativas na região e que isso poderia comprometer o ecossistema local.

O Paraná deu início à confecção da Carteira de Identidade Nacional. O novo modelo segue um padrão único, contendo o CPF, que acaba com a possibilidade de multiplicidade na identificação. A mudança visa substituir os registros gerais, reduzindo a possibilidade de fraudes. A Carteira de Identidade Nacinal possui validade de 10 anos. O modelo antigo vai sair de circulação até 2032, sem necessidade de quem já possui o documento emitir um novo.

Vamos falar de obras pelo Paraná?
O Governo do Paraná avançou com a nova obra da ponte Guaratuba-Matinhos. A etapa segue o cronograma que prevê a conclusão em apenas 24 meses. Na sequência, já estão programadas novas atividades que vão fazer parte da rotina do empreendimento, como a chegada das balsas de apoio. Uma obra que além de gerar cerca de 50 empregos diretos e indireto, vai beneficiar toda a população do litoral com a ampliação e melhoria da circulação de veículos, pedestres e ciclistas. Paraná. Terra de gente que trabalha e cuida.