Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Ministro da Infraestrutura vem ao Paraná para anunciar novo modelo dos pedágios

Por Jornalismo. Publicado em 11/08/2021 às 08:15.

Ministro da Infraestrutura vem ao Paraná para anunciar novo modelo dos pedágios.//

Paraná recebe nesta quarta mais 108.810 doses de vacina contra o coronavírus.//

Micro e pequenas empresas são responsáveis por 72% dos empregos no Paraná.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, vai estar no Paraná nesta quarta-feira, para apresentar, junto com o governo estadual, o modelo do novo pedágio que será adotado a partir das novas concessões ao final do atual contrato, em novembro. Conforme o Governo do Paraná, o modelo a ser adotado deve ser o da menor tarifa, sem limite de desconto, e ainda com um seguro-usuário, aporte financeiro que deverá ser depositado pela empresa vencedora do leilão para a garantia das obras nas rodovias estaduais e federais. Na última semana, o Poder Executivo encaminhou um projeto de lei à Assembleia Legislativa do Paraná para aprovar a delegação das rodovias estaduais à União, visando o leilão que será conduzido pelo Governo Federal. Conforme o Governo do Paraná, o atual contrato de concessão será encerrado no dia 27 de novembro, mas o leilão e início das novas concessões estão previstos para o segundo trimestre de 2022. Neste período, as cancelas dos pedágios seriam abertas, sem cobrança.

O Paraná vai receber 108.810 vacinas contra a Covid-19 na noite desta quarta-feira. Os imunizantes da Pfizer/BioNTech são destinados integralmente para a primeira dose da população em geral acima de 18 anos. As AstraZeneca/Fiocruz são para segunda dose. As vacinas fazem parte do lote anunciado pelo governo federal nesta terça-feira. Conforme protocolo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as vacinas vão ser enviadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde permanecem armazenadas até que seja definida a distribuição dos imunizantes. Nesta terça-feira, mais de 200 mil vacinas contra a doença foram enviadas para as 22 Regionais de Saúde do Estado. Os imunizantes são, em sua maioria, primeiras doses, além de um pequeno quantitativo para a segunda aplicação.

As micros e pequenas empresas seguem na liderança da retomada de empregos do Paraná. Segundo levantamento do Sebrae Nacional, com base em dados do Caged, do Ministério da Economia, foram registradas 86.293 novas vagas em pequenos negócios durante o primeiro semestre de 2021, o que corresponde a 72% dos postos criados. Enquanto isso, as médias e grandes realizaram 30.630 contratações, equivalente a cerca de 25%. O setor da economia responsável pelo maior número de contratações no período foi o de Serviços, seguido por Indústria e Transformação e Comércio. Em números absolutos, o Paraná é o terceiro estado que mais gerou empregos, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.