Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Moradores de Almirante Tamandaré protestam após vereadores criarem verba extra

Por Jornalismo. Publicado em 02/06/2021 às 15:48.

Moradores de Almirante Tamandaré protestam após vereadores criarem verba extra.//

Municípios da RMC aumentam medidas restritivas.//

Mulher com Covid é flagrada fazendo compras em supermercado de Paranavaí.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

Um projeto de ressarcimento aos vereadores, aprovado na terça-feira, revoltou moradores de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. A população protestou, e vereadores tiveram que sair pelos fundos da Câmara Municipal da cidade. De acordo com o texto, o projeto prevê uma verba extra para os gabinetes dos vereadores no valor de R$ 6.680. Objetivo é usar o dinheiro para bancar gastos com a atividade parlamentar dos vereadores, que têm um salário de R$ 11.524,80, segundo o portal da transparência. Por causa do protesto, a Polícia Militar foi chamada. Alguns vereadores saíram pelos fundos. O projeto foi aprovado com 10 votos favoráveis e 4 contrários. Inicialmente, o projeto recebeu parecer negativo do jurídico da Câmara Municipal, mas nas comissões de Legislação e Justiça, Redação e Finanças, Orçamento e Fiscalização, teve pareces favoráveis.

 

Cinco municípios da Região Metropolitana de Curitiba já aderiram pelo menos em alguns pontos à Bandeira Vermelha decretada em Curitiba. Almirante Tamandaré, Campo Magro, Adrianópolis e Rio Branco do Sul publicaram decretos restritivos de combate à Covid-19 muito semelhantes ao da capital. Já em Balsa Nova, bares e salões de beleza estão liberados para abrir. A Prefeitura de Pinhais publicou um novo decreto mais restrititivo, mas bem longe da bandeira vermelha da capital.  As novas medidas entraram em vigor já no ato da publicação e permitem o funcionamento de parte das atividades, com restrições de horário e respeitando as medidas sanitárias de combate ao Covid.

 

Uma mulher diagnosticada com a Covid-19 foi flagrada fazendo compras em um supermercado de Paranavaí, na região noroeste do Paraná, na terça-feira, de acordo com a prefeitura da cidade. A Vigilância em Saúde do município informou que a mulher testou positivo para a doença e deveria cumprir 11 dias de isolamento, em casa. O supermercado chamou a Vigilância em Saúde após receber denúncia. A prefeitura disse que vai encaminhar as gravações para a Polícia Civil e Ministério Público. Segundo o município, a mulher pode responder por crime contra a saúde pública, já que descumpriu o isolamento social e colocou em risco a vida de outras pessoas. Paranavaí tem 8.048 casos confirmados e 181 mortes provocadas pela Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.