Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Moradores do litoral do Paraná temem chegada de turistas para as festas de fim de ano

Por Jornalismo. Publicado em 11/12/2020 às 15:30.

Moradores do litoral do Paraná temem a chegada de turistas para as festas de fim de ano.// Festa de formatura é suspensa no Oeste do Estado.// Homem é agredido dentro de restaurante após tossir e ser acusado de estar com covid.// Hospital enfeita árvore de Natal com nome de pacientes atendidos com covid-19.

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

A chegada de turistas para as festas de fim de ano em meio ao aumento no número de casos de coronavírus no Paraná preocupa moradores das cidades do litoral do estado. A região, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde tem a segunda maior média de casos e mortes a cada 100 mil habitantes no estado. Até comerciantes e empresários do setor de serviços, que dependem do movimento durante a temporada de verão, temem o aumento desse movimento. O litoral paranaense tem 294 mil habitantes, mas de acordo com dados da Operação Verão de anos anteriores, cerca de 1,5 milhão de turistas visitam as praias do estado ao longo da alta temporada.

A justiça de Capitão Leônidas Marques suspendeu uma festa de formatura de estudantes do ensino médio em Boa Vista da Aparecida, município da Comarca, no Oeste do estado. A decisão atende pedido do Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Capitão Leônidas Marques. A festa de formatura seria realizada nesta quinta-feira, em uma conhecida localidade de eventos da cidade, promovida pelos proprietários – entre os quais, uma servidora pública, diretora de uma escola estadual local. Segundo o MP, a realização do evento, aberto ao público, violaria as orientações sanitárias de prevenção à propagação da pandemia de Covid-19, numa época em que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva nos hospitais da macrorregião Oeste está próxima de 90%.

Um homem foi agredido após se engasgar e tossir enquanto se alimentava em um restaurante de Curitiba. O caso ocorreu no início da noite de quarta-feira. Segundo a vítima, que preferiu não se identificar, o agressor o acusou de estar contaminado com o novo coronavírus. Após o ocorrido, o casal disse que o agressor chegou a pedir desculpas, mas foi embora. Eles registraram um boletim de ocorrência e vão realizar exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal. A Polícia Civil informou que vai analisar as imagens das câmeras de segurança para identificar o agressor. O delegado responsável pelo caso afirmou que vai investigar o crime de lesão corporal.

E para ajudar a humanizar os números de casos de coronavírus, os funcionários do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, encontram uma maneira de homenagear os familiares e os pacientes de Covid-19 atendidos no local. Os enfeites da árvore de Natal do hospital ganharam o nome dos pacientes que ficaram internados e venceram a covid 19. Os pacientes que perderam a vida também estão na árvore, mas representados por estrelas.