
Pesquisa da Universidade de Washington trouxe uma descoberta sobre o papel das cores na atração ou repulsão de mosquitos.
Por Fernanda Nardo
Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Washington trouxe uma descoberta sobre o papel das cores na atração ou repulsão de mosquitos. Com o objetivo de investigar essa relação, os cientistas realizaram um experimento no qual isolaram fêmeas de Aedes aegypti em uma sala contendo dióxido de carbono (CO₂) e uma variedade de pontos coloridos, chegando a algumas respostas para as perguntas: os mosquitos têm preferências por cores específicas? O que pode influenciar a atração por determinados ambientes e objetos? O estudo descobriu que cores como vermelho, laranja, ciano e preto tendem a chamar a atenção dos mosquitos, como destaca a professora de Biologia do Colégio Semeador, Wanda Camargo.
SONORA
Por outro lado, tonalidades claras ou brilhantes podem atuar como repelentes naturais de mosquitos, como explica a especialista.
SONORA
Coforme Wanda, compreender essas preferências de cores pode ser útil na criação de estratégias de prevenção e controle, como o uso de armadilhas ou roupas com cores menos atrativas para os insetos, contribuindo para minimizar o incômodo e os riscos associados a eles. Ela explica um verniz repelente usado em paredes.
SONORA