Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Motocicletas são principais veículos envolvidos em acidentes de trânsito no Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 26/07/2022 às 12:48.

Motocicletas são os principais veículos envolvidos em acidentes de trânsito no Paraná. Quase 20 mil acidentes foram registrados só em 2020 no estado.

Por Marinna Prota

Segundo o último Anuário divulgado pelo Detran, o Paraná possui cerca de 1 milhão e 100 mil motocicletas emplacadas, o que significa que elas representam 1 em cada 7 veículos rodando no estado. Mas apesar de não ser a maior parte da frota, as motos estão envolvidas em cerca de ⅓ dos acidentes com mortes. Em 2020, foram registradas 19.024 ocorrências com vítimas envolvendo os veículos de duas rodas.

Daniel Bassoli, diretor executivo da Federação Nacional da Inspeção Veicular (FENIVE), explica que a falta de manutenção aliada a ausência de fiscalização também é um motivador para tantos acidentes.

SONORA

Para especialistas em trânsito, parte do problema está atrelado à falta de instrução dos pilotos, que tiram a carteira de habilitação sem ao menos ter a experiência de andar na dinâmica do trânsito diário. No entanto, o procedimento para conseguir a permissão para dirigir é homologado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).