Os motoristas podem começar a fazer o cadastro no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), que foi liberado nesta quinta-feira (22).
Por Marinna Prota
Receber benefícios pelo histórico de multas e comportamento no trânsito deve virar realidade em breve. O Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) estabelecido pela Lei 14.071/2020, permite que motoristas façam a inscrição pelo Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e tenham facilidades. O cadastro é voluntário e opcional.
De acordo com a resolução, o objetivo é premiar a boa conduta de motoristas que não cometeram infração de trânsito nos últimos 12 meses.
O RNPC foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o Ministério da Infraestrutura e seu lançamento faz parte das ações da Semana Nacional de Trânsito, promovida pela pasta. Ele permite que empresas privadas e órgãos públicos ofereçam benefícios e vantagens aos motoristas.
A ideia é que seja feita a redução em taxas de serviços públicos e privados, condições diferenciadas para locação de veículos e contratação de seguros, descontos em pedágios e em estacionamento e oferta de cashback.
O cadastro será ativado a partir de 13 de outubro, quando as vantagens poderão ser concedidas.