Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

MP cobra medidas de segurança após explosão em fábrica de Quatro Barras

Por Redação. Publicado em 20/08/2025 às 06:56.

MP cobra medidas de segurança após explosão em fábrica de Quatro Barras

Receita Federal apreende 48,5 kg de cocaína no Porto de Paranaguá

Com Marinna Prota

O Ministério Público do Paraná recomendou nesta segunda-feira (18) uma série de providências à prefeitura de Quatro Barras e à empresa Enaex, uma semana após a explosão que deixou nove mortos e sete feridos. À empresa, o MP pediu a suspensão imediata da manipulação de explosivos até liberação oficial, além da entrega de relatórios de contingência, protocolos de segurança, simulações de emergência e comprovação de apólices de seguro industrial.

Já à prefeitura, a recomendação prevê o isolamento preventivo do entorno da fábrica, divulgação de plano de comunicação de risco com rotas de fuga, envio de informações sobre a distância da planta em relação às moradias e revisão do Plano Diretor e do Plano de Contingência Municipal. O Ministério Público deu prazo de 10 dias para resposta e também abriu inquérito civil para apurar as causas e responsabilidades do acidente.

//////

A Receita Federal apreendeu 48,5 kg de cocaína nesta terça-feira (19) no Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná. Um cão farejador foi usado nas buscas. A droga, dividida em 44 tabletes, estava escondida na máquina evaporadora de um contêiner refrigerado carregado com frango e que tinha como destino o Marrocos. O entorpecente foi encaminhado à polícia judiciária, que dará sequência às investigações.

Com essa apreensão, já são 1.090 kg de cocaína retidos pela Receita em 2025 nos portos do Paraná e Santa Catarina.