MP investiga licitações fraudulentas em 11 municípios paranaenses.// Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta de tempestade para o PR e SC.// Hemepar pede doações de sangue em todo Estado.///
As informações com Juliana Sartori.
Giro de Notícias Tarde COM TRILHA
Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA
O Ministério Público do Paraná realizou na manhã desta quarta-feira a Operação Networking, que investiga organização criminosa responsável por fraudar licitação em diversos municípios do estado. Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão nos municípios de Umuarama, Perobal, Pérola, Tuneiras do Oeste, Cruzeiro do Oeste, Loanda, Porto Rico, Nova Aliança do Ivaí – no Noroeste do estado. Além de Santa Cecília do Pavão (no Norte Pioneiro), Pitanga (no Centro-Sul) e Barracão (Sudoeste). Os mandados foram cumpridos em empresas, residências e em alguns gabinetes de órgãos públicos. Os contratos investigados somam mais de R$ 4 milhões.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu nesta quarta um alerta de tempestade para o Paraná e Santa Catarina. O alerta tem validade de 24 horas e prevê ventos intensos de até 100 quilômetros por hora para toda a região. Estão previstas chuvas entre 30 e 60 mm/h, com ventos intensos (de 60 a 100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Com baixa nos estoques desde o início do ano por conta da pandemia, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) está pedindo doações de todo tipo de sangue para tentar normalizar a situação.Para evitar qualquer risco de contaminação de coronavírus, o Hemepar está agendando horários para as doações desde o dia 20 de março. De acordo com o Hemepar, uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. O agendamento pode ser feito pela internet em várias cidades do estado.Segundo a diretoria do Hemepar, a situação dos bancos de sangue está crítica. Para agendar doação, acesse: hemepar.pr.gov.br.