Mulher é presa por suspeita de ter jogado ácido em jovem em Jacarezinho
Paraná tem a quinta maior população carcerária do país
Polícia Civil adere ao programa Alerta Amber para pessoas desaparecidas
As informações com Mauro C0ntti
Uma mulher suspeita de jogar ácido em uma jovem de 23 anos em Jacarezinho foi presa e encaminhada para a delegacia nesta sexta-feira (24). A informação é da Polícia Militar (PMPR). A vítima saia da academia quando foi surpreendida com um líquido sendo jogado em seu rosto e peito. Ela chegou a ingerir parte da sustância química. A vítima está internada em estado grave. O caso aconteceu na tarde de quarta-feira (22).
///
O Paraná apresenta tem a quinta maior população carcerária de todo o país, com 36.253 detentos, segundo dados do Sistema Nacional de Informações Penais (Sisdepen). Para manter os presos encarcerados a manutenção do sistema ficou perto de R$ 2 bilhões gastos em um ano. No país, o valor já fica perto de R$ 20 bilhões.
Os homens são maioria entre os encarcerados no Estado: 34.462 (95% do total), ante 1.809 mulheres (5%). São 5.020 pessoas com idade entre 20 e 24 anos; 7.500 com 25 a 29 anos; 6.643 com 30 a 34 anos; e 8.492 com 35 a 45 anos.
///
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) aderiu ao programa Alerta Amber, uma parceria entre o Ministério da Justiça e a empresa Meta que auxilia na divulgação de informações sobre crianças desaparecidas. O Paraná é um dos primeiros estados a aderir ao alerta, na semana em que se celebra o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, que acontece neste sábado (25).
O Amber Alert está presente em 30 países e começou a ser utilizado no Brasil em agosto de 2023. Em território nacional, o serviço está disponível no Ceará, Minas Gerais, no Distrito Federal e agora no Paraná.