Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Municípios do litoral implantam barreiras sanitárias por sete dias

Por Jornalismo. Publicado em 15/03/2021 às 08:51.

Municípios do litoral implantam barreiras sanitárias por 7 dias.// Cervejarias param produção e doam cilindros de oxigênio para hospital no sudoeste do PR.// Ratinho Junior nega aumento de ICMS e combustível.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

Três cervejarias da região sudoeste do Paraná pararam as próprias produções para doar cilindros de oxigênio para um hospital. O estado enfrenta situação crítica no sistema de saúde por causa da pandemia. Os cilindros doados são usados na fermentação das bebidas, pelas cervejarias. As doações foram entregues ao hospital de Clevelândia, no sudoeste do Paraná. Empresas que fornecem oxigênio para 12 hospitais da região sudoeste enviaram um comunicado às prefeituras afirmando que estão enfrentando dificuldades para atender a alta demanda. As indústrias afirmaram que não estão dando conta de fazer a entrega de cilindros na mesma velocidade que os oxigênios são consumidos nos hospitais. A Regional de Saúde de Pato Branco, no sudoeste, está pedindo aos moradores da região para que doem cilindros residenciais. Além disso, a unidade afirmou que vai alugar cilindros para servir de reserva.

 

Os prefeitos do Litoral do Paraná decidiram optar pelas barreiras sanitárias em todos os municípios a partir desta segunda para impedir que veranistas de Curitiba desçam para fugir do ‘lockdown’. Segundo nota oficial da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná, emitida após reunião neste sábado, só serão permitidos o acesso de veículos a trabalho, de cidadãos que possuem vínculos empregatícios nas cidades litorâneas e moradores com comprovantes de endereço. As barreiras sanitárias serão válidas por sete dias, podendo ser renovadas por igual ou maior período, dependendo dos números da pandemia no Paraná.

 

O governador do Paraná, Ratinho Junior, foi neste domingo às redes sociais para garantir à população paranaense que não irá aumentar o imposto que incide sobre combustíveis, justamente nesse momento tão difícil. O pronunciamento, publicado em seu perfil oficial no Twitter, vem depois de o Paranapetro divulgar na última sexta-feira uma nota dizendo que “a partir do dia 16 de março passa a valer em todo o Paraná mais um aumento de impostos nos combustíveis, decorrente da elevação do ICMS determinada pelo governo do estado”. Ainda na sexta, o governo do Paraná negou a informação do Paranapetro, alegando que o que houve foi uma atualização das pesquisas de preço, o que acaba incidindo no ICMS por conta dos aumentos anunciados pela Petrobras nas últimas semanas.